Por que ser mais romântico nos negócios? Qual é a diferença entre propósito e romantismo?

É muito provável que você já tenha vivenciado a experiência de escrever um diário em algum momento de sua vida e talvez nem se lembre dos motivos pelo quais parou de escrevê-lo. Porém, o que eu estou propondo neste grupo, por meio destes posts, é que você encontre um forte motivo para engajar-se na prática regular das anotações reflexivas.  Reflita comigo: você já ouviu, em algum lugar, que o pensamento gerencial mais recente associa engajamento com propósito?

Em entrevista exclusiva a HSM Management, publicada na edição 117 (jul/ago 2016), Tim Leberecht, autor de Romantize Seus Negócios, define romantismo como momentos inesperados de encantamento e critica empresas e gestores por deliberadamente evitá-los e reprimi-los. A seu ver, o romantismo é a melhor chance de os gestores escaparem do círculo vicioso de falta de encantamento, sensação de isolamento e excesso de padronização que molda a maior parte das empresas.

Leberecht argumenta que o pensamento gerencial deveria repensar a racionalidade e lembrar que o trabalho é só um pedaço da vida, afirmando:

“Passamos 70% da vida no trabalho; não podemos nos divorciar de aspectos importantes de nossa humanidade por 70% do tempo. A exigência desse divórcio é que explica por que, cada vez mais, há falta de engajamento. Os românticos nos negócios buscam maior significado no trabalho e veem valor no processo, tanto ou mais que o resultado final. A existência de um propósito na empresa até pode ajudar, mas aprendizado, excitação e aventura pesam muito mais. A pessoa pode até trabalhar em uma empresa dedicada a uma causa, mas sentir falta de romance porque o que ela quer mais curtir a jornada.”

Em sua opinião, aspectos associados ao romantismo são importantes para humanizar as relações de trabalho, aproximando-nos da criatividade, da motivação e de uma melhor conexão entre líderes e equipes?

Envie seu comentário ou escreva para joaoflorenciobastos@gmail.com | Mais: http://www.linkedin.com/in/joaoflorenciobastos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s